Confira a seguir algumas dicas importantes sobre como cuidar de filhotes de cachorro e garantir que eles cresçam de maneira saudável.
Ter um filhote de cachorro em casa é sinônimo de alegria, sem dúvidas. Mas nem todo mundo sabe cuidar de um filhotinho que exige cuidados essenciais para ter um desenvolvimento pleno. Se você não sabe como cuidar do seu bichinho, não se preocupe, separamos algumas dicas especiais para ajudar você nesta jornada!
Como cuidar de filhotes de cachorro
1. Cuidados com a adaptação dos filhotes de cachorro
É comum ter dúvidas sobre o processo de adaptação de um filhote de cachorro, mas é possível conseguir fazer uma adaptação mais simples, tomando alguns cuidados básicos. Uma ótima alternativa para facilitar a adaptação do seu bichinho é utilizar Florais de Bach.
O uso de óleos essenciais ajuda a acalmar os filhotes, assim como a preparação do ambiente como um todo. No entanto, é importante procurar um profissional para que ele monte o floral ideal para cada caso.
2. Ofereça uma alimentação adequada
As necessidades alimentares de um filhote são diferentes das necessidades de um cão adulto. Por esse motivo, existem rações que são indicadas exclusivamente para filhotes, pois possuem os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.
Para saber qual é a ração adequada para o seu animal é preciso consultar o veterinário. Alguns aspectos são importantes para determinar as necessidades nutricionais, como por exemplo a raça, o porte do animal, entre outros.
Leia Mais:
>> Os benefícios da acupuntura na saúde dos animais
>> Como tratar o estresse em animais?
3. Cuidados com a saúde dos filhotes de cachorro
Siga corretamente as orientações do seu veterinário, pois os filhotes precisam ter o seu desenvolvimento acompanhado de perto. Os cuidados mais comuns com a saúde dos filhotes englobam ações referentes a vacinação, vermifugação e em alguns casos a castração precoce.
De qualquer forma, não deixe de fazer um check-up periódico no seu animal. A melhor forma de cuidar da saúde de quem amamos é investindo na prevenção. Muitas doenças podem ser descobertas e tratadas através de um diagnóstico precoce.
4. Brinque muito com o seu filhote
Os filhotes de cachorro precisam brincar muito pois são como crianças, possuem um alto nível de energia. O ideal é que os tutores criem uma rotina de brincadeiras para que eles não fiquem ansiosos ou estressados.
Brincar com o seu cachorro pode inclusive evitar que ele destrua móveis e outros objetos da casa, pois eles vão entender que podem brincar com você e que não precisam se preocupar em gastar as energias roendo objetos. Quando estiver com a vacinação em dia é interessante fazer pequenos passeios, para que o seu cachorro se acostume a uma rotina externa.
5. Reserve uma área da casa só para ele
É muito importante que o cão tenha o seu próprio espaço desde cedo. Você pode separar um espaço da casa para que o filhote possa brincar à vontade e que se sinta confortável. Invista na decoração desta área colocando a caminha, os brinquedos e a comida dos bichinhos.
Você também pode aproveitar para deixar esta área livre de objetos que possam ser destruídos e assim evitar estes acidentes desconfortáveis. Use a sua imaginação para decorar esse cantinho especial!