Como tratar o estresse em animais?

Assim como os seres humanos, os animais são suscetíveis a sentimentos como estresse, fadiga, insegurança e dor derivada de traumas.

É muito importante que o tratamento desses sintomas seja feito com muita atenção e paciência. É comum animais de estimação desenvolverem estresse devido às suas condições anteriores a uma adoção, a maus tratos, solidão ou por absorver o humor de seus donos, já que animais que convivem conosco podem ser seres extremamente empáticos.

Para evitar o estresse, é importante observar o que pode ser agregado à rotina que agrada seu bichinho. Caminhadas mais frequentes, um período de brincadeiras mais longo, um ambiente mais silencioso. Pequenos ajustes no seu dia a dia podem fazer uma diferença enorme no seu humor.

O que fazer quando o pet está estressado

Caso seu pet já esteja com um humor negativo, algumas opções são válidas para se considerar. O auxílio de um especialista nessa etapa pode ser muito importante, e é provável que alguns tratamentos sejam indicados para reverter o quadro. 

O uso de florais e remédios homeopáticos é uma ótima opção, visto que tem uma resposta muito satisfatória e não possuem efeitos colaterais. Eles são pouco invasivos, e costumam ser diluídos na água do pet para ingestão. Os componentes de cada variação de florais podem estimular seu pet ou acalmá-lo, dependendo de cada caso.

Os tratamentos com florais e homeopatia são ótimos para a primeira tentativa, pois não causarão efeitos colaterais no seu pet e podem surtir grandes efeitos no seu humor, e assim não será necessário apelar para tratamentos mais fortes e com efeitos colaterais mais intensos. 

Outros tratamentos também podem ser experimentados, como massagens, passeios, acupuntura, músicas e brincadeiras variadas para alavancar o humor. O veterinário poderá indicar qual é a melhor opção para o caso do seu pet, mas esteja aberto a experimentar muitas opções para uma melhor qualidade de vida do seu amiguinho.

Acima de tudo, é importante que os donos dediquem tempo, carinho e atenção aos seus bichinhos, porque a melhora no humor e nos sentimentos são construídos com base no amor vindo de sua relação.

Deixe um comentário