Os benefícios da acupuntura na saúde dos animais

Talvez você já tenha ouvido sobre os benefícios da acupuntura em humanos, mas nunca imaginou ser possível aplicar esta técnica milenar em seu pet. Mas o fato é que seu uso no tratamento de algumas doenças e sintomas já é comprovada, tanto que somente profissionais habilitados podem realizar o tratamento com acupuntura.

A boa notícia é que os benefícios, antes aproveitados somente pelos humanos, agora também são estendidos aos animais. Há alguns anos, a acupuntura para animais vem ganhando espaço e tem se mostrado muito eficiente no tratamento para diversos problemas.

Como funciona a acupuntura para animais

A acupuntura é um método terapêutico da medicina tradicional chinesa que atua, principalmente, na restauração e manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital. A sessão de acupuntura veterinária consiste, basicamente, no estímulo de determinados pontos do corpo dos cães através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultrassom, injeção de substâncias nos pontos e uso de raio laser.

O animal não sente dor durante a sessão, mas pode acontecer de animais mais agitados rejeitarem a aplicação das agulhas. Nesses casos, o profissional pode optar por escolher outra técnica de acupuntura, como, por exemplo, o raio laser nos pontos.

Como cada animal responde de um jeito diferente, não é possível determinar o número exato de sessões, mas em média, cada uma dura de 20 a 30 minutos. Inicialmente, indica-se começar com 1 a 2 sessões semanais, em caso de animais com crises na coluna, por exemplo, pois o objetivo é tirar o pet da crise o quanto antes. Conforme ele melhora, as sessões vão diminuindo até o ponto de ser necessário apenas a manutenção.

Qual a indicação da acupuntura para os pets

A acupuntura veterinária tem se mostrado uma terapia segura e eficiente, por isso sua popularidade tem aumentado principalmente por trazer inúmeros benefícios para animais que possuem doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos, sequelas de cinomose, problemas dermatológicos, com destaque especial para analgesia em dores agudas e crônicas além do tratamento de paralisia.

É importante ressaltar que essa técnica não substitui todos os medicamentos que já foram recomendados para o seu pet. Muitas vezes é possível reduzir doses e até mesmo suspender analgésicos e anti-inflamatórios, mas jamais faça isso sem orientação, para não interferir nos resultados da acupuntura.

Principais benefícios da acupuntura veterinária

Como este é um tratamento natural, além da vantagem principal que é tratar o paciente como um todo, existem outros benefícios que podem ser considerados pelos donos de pets. Dentre eles, podemos citar:

  • Cães de qualquer idade e raça podem ser tratados com acupuntura;
  • A acupuntura não dói e não machuca seu cão;
  • É basicamente imune de efeitos colaterais;
  • Não existem contraindicações;
  • Se for necessário um tratamento à base de antibióticos, a acupuntura pode servir como um tratamento complementar;
  • Alivia dores que são muito frequentes em seu pet;
  • É um tratamento que equilibra o organismo do cão e pode obter êxito quando os tratamentos convencionais não funcionam;
  • Melhora a qualidade de vida do animal.

Como foi possível perceber, seu pet só terá benefícios ao ser tratado com a acupuntura e você pode tirar suas dúvidas diretamente conosco sobre como é possível tratar seu animal para que ele tenha mais qualidade de vida. Entre em contato e agende uma consulta.

Deixe um comentário