Assim como os seres humanos, os pets também podem lidar com o estresse. Acontece quando eles são constantemente submetidos a situações ameaçadoras ou que os deixam desconfortáveis, como passarem muito tempo longe de seus donos.
No entanto, diferente de nós, cães e gatos não conseguem verbalizar o que estão sentindo. Por isso, cabe ao dono prestar atenção ao seu comportamento e verificar se algo está errado. Veja agora o que pode causar estresse nos animais:
Principais causas de estresse nos pets
As causas mais comuns para um animal ficar estressado incluem:
- Passar muito tempo sozinho;
- Ruídos incômodos;
- Traumas anteriores;
- Estar em ambientes desconhecidos;
- A chegada de um novo pet;
- Banho;
- Mudança de casa;
- Viagens;
- Dono estressado;
- Alterações bruscas na rotina.
Um exemplo de alteração de rotina é o dono estar de férias, passando mais tempo em casa e de repente voltar a viajar ou trabalhar fora. Para seu companheiro de quatro patas, isso pode ser estressante.
Outro cuidado é o seu próprio comportamento. Se você está estressado, seu cão ou gato percebe isso e imita sua forma de agir. Com isso, o animal pode ficar mais agitado e até mesmo agressivo.
Como identificar um pet estressado
Um dos sinais mais claros de um pet estressado é o “modo fuga”. Ele se esconde em algum lugar sempre que é exposto a determinado fator estressante. Além disso, pode ficar mais agressivo e morder ou arranhar quem tenta se aproximar.
Outros sinais mais sutis incluem lambeção frequente de patas e do próprio corpo, a ponto de criar feridas; orelhas caídas, miados excessivos e perda de pelos.
Notou qualquer um dos sinais acima? É indispensável uma visita ao médico veterinário. Além disso, se possível, tente eliminar o que estressa o pet.
Caso seja algo importante e que não possa ser mudado (como sair para o trabalho, o banho do animal ou receber visitas), tente mostrar que aquilo não é assustador, ofereça reforços positivos. As distrações são ótimas aliadas de pets que passam muito tempo sozinhos, então, invista nos brinquedos.