Quais os benefícios da acupuntura em animais idosos?

A acupuntura tem sido muito usada para tratar diversos tipos de doenças em pets, principalmente em animais idosos. Já que nesta fase da vida, os animais podem apresentar vários problemas de saúde que causam muitas dores.

A maioria dos tutores não sabe que a técnica é muito eficaz para ajudar os bichinhos a recuperarem o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, saiba mais sobre o assunto e quais os benefícios da acupuntura em animais idosos.

O que é acupuntura para animais

A acupuntura é uma terapia originária da medicina tradicional chinesa e, há muitos anos, tem sido utilizada para tratar animais. Uma vez que a técnica melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso e ajuda a liberar substâncias anti-inflamatórias e analgésicas no organismo capazes de diminuir as dores e promover a cura.

Normalmente são necessárias de 10 a 15 sessões, mas a quantidade varia conforme cada caso e indicação do especialista.

Quais os benefícios da acupuntura

Assim como em seres humanos, a acupuntura é um método que oferece muitos benefícios, entre os principais estão:

  • Alivia as dores, principalmente em animais idosos diagnosticados com problemas ósseos e musculares;
  • Melhora problemas de pele como granulomas e dermatite alérgica;
  • A acupuntura é eficaz em animais que sofrem de imunodeficiências e insuficiência renal;
  • Em muitos casos, a acupuntura pode reduzir ou substituir tratamentos que utilizam medicamentos diminuindo os riscos de efeitos colaterais;
  • A terapia também pode auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, neurológicas, dificuldades motoras, problemas de coluna, paralisia e incontinência urinária, muito comuns em animais idosos.

Além dos benefícios citados acima, a acupuntura pode ser muito útil para melhorar problemas comportamentais promovendo o relaxamento e a redução do estresse.

A acupuntura possui contraindicações?

A acupuntura não apresenta efeitos colaterais e contraindicações que podem ser comuns em tratamentos com medicações. No entanto, apesar de ser um procedimento considerado menos invasivo para pets, a técnica deve ser feita por profissionais qualificados.

Pois, caso as agulhas sejam inseridas em pontos inadequados, podem oferecer riscos ao animal. Então, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, converse com o seu veterinário de confiança.