Uma técnica consideravelmente nova, porém com importantes resultados, a Ozonioterapia é um método terapêutico que, após proporcionar benefícios à saúde humana, mostrou-se indicada, de fato, para tratamentos veterinários.
Desta forma, sua aplicação em cães é cada vez mais indicada como auxílio ao tratamento de diversas doenças, trazendo resultados significativos na recuperação dos animaizinhos. Continue lendo este post para descobrir os benefícios dessa terapia!
O que é ozonioterapia?
O ozônio é um gás presente na estratosfera que pode ser feito através de uma combinação na molécula de oxigênio utilizado como procedimento terapêutico.
A técnica aposta no uso terapêutico do gás ozônio, que seria capaz de combater vírus, fungos e bactérias. Além de estimular a ação do sistema imunológico e melhorar a perfusão dos tecidos.
Como a ozonioterapia é feita?
A aplicação da ozonioterapia em cães idosos, adultos e filhotes é bastante semelhante à que se faz em seres humanos e se dá das seguintes formas:
- Intravenosa (um pouco de sangue é retirado do paciente, tratado com ozônio e devolvido à circulação);
- Hemoterapia (aplica-se o sangue tratado com ozônio em injeção intramuscular);
- Tópica (a parte do corpo a ser tratada é colocada em uma espécie de bolsa, onde circula o ozônio, ou aplica-se água bidestilada ou azeite previamente tratados com ozônio sobre a área afetada na forma de compressa ou spray);
- Insuflação retal (sem mistura, o ozônio medicinal é absorvido pela mucosa intestinal).
Benefícios da ozonioterapia para cachorros
Independente de idade ou raça, a ozonioterapia pode ser indicada para tratamentos em cachorros nos casos de artrite, tendinites, osteomielite, lesões musculares, insuficiência venosa ou arterial, por exemplo. Além disso, a terapia também é bastante indicada e utilizada cães com câncer.
Os tratamentos de lombalgias, hérnia de disco, dermatopatias e patologias infecciosas são alguns exemplos que apresentam melhorias na resposta terapêutica quando a ozonioterapia está presente como tratamento complementar.
A técnica possui poucas contra-indicações, porém só deve ser realizada por profissionais capacitados e após avaliação do profissional veterinário apto a definir, inclusive, a melhor forma de administração.
Para agendar atendimento e avaliação da saúde do seu cãozinho ou outros pets, basta entrar em contato e agendar sua consulta.