A laserterapia é uma técnica indolor que utiliza o laser para tratar dores agudas e crônicas. Não há nada pior para um tutor do que saber que o seu pet está sofrendo alguma dor. Mas a laserterapia pode ajudar a resolver esse transtorno de uma forma simples e rápida.
Leia Mais:
>> Florais de Bach: como eles podem ser usados em animais?
>> Benefícios da Ozonioterapia na veterinária
Como funciona a laserterapia?
É uma terapia que utiliza a luz focada no local da lesão por algum tempo de acordo com as necessidades de cada animal. O laser possui uma ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir a dor das lesões.
O número de sessões necessárias para cada tratamento é bem variável. Em casos agudos podem ser necessárias uma ou duas sessões, mas em casos crônicos o animal pode precisar repetir as visitas ao veterinário periodicamente. Tudo irá depender da avaliação e da resposta ao tratamento.
Para que serve?
De maneira geral a Laserterapia é indicada para o alívio de dores crônicas ou agudas. Estas dores podem ter diversas causas, como por exemplo, hérnia de disco, artrose, dor neuropática, entre outros.
É um tratamento simples e não invasivo que irá trazer alívio imediato para os seus pets. Além disso, ela também pode ser utilizada para ajudar na cicatrização de feridas, inflamações, infecções, e no tratamento pós-cirurgia.
Existe alguma contra-indicação para este tratamento?
Sim, existem algumas contra-indicações para a laserterapia. Ela deve ser evitada em caso de animais prenhes, e também na região dos olhos. Alguns animais com neoplasia também não podem passar por este tratamento.
Para saber se o seu animal possui alguma restrição para a laserterapia é fundamental pedir a orientação do seu veterinário. Dependendo do quadro clínico do seu pet, a laserterapia pode ser fundamental para que ele consiga ter qualidade de vida sem precisar passar por um tratamento invasivo.