O ozônio é um gás natural composto por três átomos de oxigênio (O3), e é encontrado na atmosfera. Foi descoberto em 1840 e é utilizado desde a Primeira Guerra Mundial para tratar enfermidades em humanos e animais domésticos.
O ozônio medicinal é obtido através de um equipamento gerador de ozônio, que transforma o oxigênio do cilindro em ozônio, e o gás aplicado é uma mistura de oxigênio (O2)com a quantidade ideal de O3 para cada paciente e doença a ser tratada. Como a molécula de ozônio é muito instável, o gás deve ser preparado imediatamente antes do uso e ser administrado em seguida.
A administração pode ser por insuflação retal, tratamento tópico, injeção intra-articular ou subcutânea e auto-hemoterapia maior ou menor, sendo a primeira a mais comum na veterinária, pois não causa desconforto e a mistura (O2+ O3) é absorvida diretamente na mucosa intestinal. Em casos de feridas e infecções de pele e unha por fungo, bactérias ou vírus; otites e lesões como queimaduras, traumas, suturas e cirurgias, o tratamento pode ser continuado em casa com a aplicação tópica de óleo ozonizado. O ozônio, quando colocado em veículo oleoso, consegue manter as suas propriedades por vários meses. Quando aplicado sobre essas lesões, age como germicida, antinflamatório e cicatrizante e ativa a oxigenação tecidual, além de formar um filme protetor para evitar contaminações.
O ozônio medicinal é uma fonte de oxigênio, pois seu uso correto aumenta a disponibilidade de O2 a todas as células do organismo, aumentando a oxigenação, a respiração e o metabolismo celular como um todo, o que traz vários benefícios:
- Deixa os glóbulos vermelhos “soltinhos”, facilitando e estimulando a circulação no sangue e auxiliando no tratamento de doenças isquêmicas;
- Tem efeito antimicrobiano (bactericida, fungicida e inativação viral);
- Ativa a imunidade;
- Aumenta a oxigenação dos tecidos;
- Atua como um importante anti-inflamatório;
- Acelera a cicatrização;
- Auxilia no tratamento de várias dores crônicas;
- Atua em processos inflamatórios crônicos como úlceras, colites e outras inflamações intestinais;
- Tem efeito anti-oxidante, auxiliando até no tratamento para câncer.
Óleo Ozonizado
É um óleo que passa por um processo específico de ozonização para manter as propriedades especiais do ozônio e que pode ser aplicado na pele.
A reação do ozônio com os óleos vegetais produz vários compostos oxigenados, como hidroperóxidos, ozonídeos, aldeídos, peróxidos, diperóxidos e poliperóxidos responsáveis pela ampla atividade antimicrobiológica (antibacteriana, antifúngica e antivirótica) dos óleos vegetais ozonizados.
Principais benefícios do óleo ozonizado:
– Antioxidante;
– Melhora a eficiência do transporte de oxigênio no sangue;
– Modula o estresse oxidativo;
– Antimicrobiano;
– Cicatrizante;
– Antinflamatório;
– Forma película protetora na pele;
– Estimulante local;
Principais indicações:
– Estrias;
– Cicatrizes nas lesões por traumas ou cirurgias;
– Úlceras na pele;
– Queimaduras de primeiro e segundo grau, prevenindo formação de bolhas;
– Psoríase;
– Seborréia;
– Herpes e Zóster Labial;
– Infecções na pele e unhas por fungo, bactéria ou vírus;
– Picada de insetos;
– Otites;
– Uso desodorante;
– Acne;
– Contusões;
– Pé de Atleta;
– Lábios Rachados;
– Assaduras;
– Cortes e Feridas;
– Dor de Ouvido;
– Dor de Dente;
– Desintoxicação do Fígado;
Entre outras…
Quando aplicado na pele, o óleo ozonizado pode garantir uma série de benefícios. Alguns exemplos de seus impactos são:
Modulação do estresse oxidativo;
Melhoria no transporte de oxigênio no sangue;
Efeitos cicatrizantes e antimicrobianos.