Florais de Bach
Os Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, tratam o indivíduo e não a doença ou o sintoma, atuando especificamente no estado emocional do paciente.
Segundo Dr. Edward Bach, a causa “real” da doença é a alteração no campo eletromagnético do corpo, resultando em estados mentais negativos como preocupação, impaciência, ansiedade, que exaurem a vitalidade do indivíduo. Isso leva a uma perda de resistência natural, deixando-o vulnerável a infecções e doenças. Por isso é o paciente que deve ser tratado em vez da doença, assim como a causa, em vez dos efeitos.
Os florais são totalmente naturais e não provocam efeitos colaterais como os produtos farmacêuticos. A administração é muito simples, pois é em gotas, seu sabor é quase imperceptível e pode ser oferecido direto na boca ou junto com comida ou na água para beber.
Existem 38 florais, cada um com indicação para um estado emocional e mental específicos, podendo ser combinados entre si. São agrupados em florais para tratar medo, insegurança, hipersensibilidade a influências e idéias, falta de interesse no presente, solidão, desalento e desespero, preocupação excessiva com os outros, além do Rescue, que é uma combinação pronta de 5 florais, utilizado para situações emergenciais.
Mas por exemplo, no caso de medo, existem 5 florais diferentes, pois existem tipos diferentes de medos, e para cada um há um floral específico. Por isso é tão importante fazer uma anamnese detalhada e preparar um floral específico para cada paciente.
Aqui no consultório as experiências foram fantásticas para resolver problemas como:
– ansiedade de separação;
– pânico de fogos e trovões;
– atacar outros cães durante passeio;
– trauma de seringa;
– insegurança;
– sociabilização;
– adaptação a nova rotina;
– choque emocional pelo falecimento do companheiro;
– ciúme exagerado;
– impaciência;
– compulsões, etc.