Moxabustão
Feita da erva medicinal chamada Artemisia vulgaris, a moxa em combustão é aplicada sobre os acupontos e pode ser utilizada junto com a acupuntura ou isoladamente. O seu calor penetra através dos pontos aquecendo-os, dá sensação agradável e ajuda a normalizar o fluxo da energia vital.
Fitoterapia Chinesa
É o tratamento médico mais utilizado até hoje na China. Praticada há mais de 5000 anos, várias fórmulas são produzidas com a combinação de várias ervas, e a prescrição é de acordo com o estado geral do paciente e o que deve ser reequilibrado nele.
Eletroacupuntura
As agulhas inseridas nos acupontos são ligadas através dos eletrodos que são conectados ao aparelho de eletroacupuntura para dar um maior estímulo.
É bastante utilizado em casos de paralisias e para promover analgesia.
Laserterapia
O laser permite estimular os pontos com uma boa penetração, graças à alta concentração de energia por unidade de área que é emitida.
É indolor e muito bem aceito por aqueles pacientes que não aceitam a inserçãoo de agulhas. Ajuda a tratar dor, acelera cicatrizações e é possível tratar vários problemas tratados com acupuntura.
Hemopuntura
É a aplicação do sangue do próprio paciente em pontos específicos de acupuntura.
Farmacopuntura
Injeção de medicamentos em pontos de acupuntura, potencializando seu efeito.
Auriculopuntura
É o estímulos dos pontos que ficam no ouvido, representando órgãos e partes do corpo. Para isso, são colados pequenos pontinhos que podem ser de sementes de mostarda, agulhas bem pequenas, glóbulos de ouro, prata ou cristais.
Cromoterapia
É o tratamento feito com a utilização de luzes coloridas. Pode ser aplicado sobre pontos de acupuntura ou sobre os chakras, reequilibrando o fluxo energético.
Gua-sha
Gua-sha é uma técnica chinesa de massagem, que consiste em raspar a pele com uma espátula própria com um pouco de óleo. Ajuda a tratar problemas musculares, tendinosos e circulatórios, melhora o fluxo energético removendo os bloqueios e melhora também a resistência do organismo.
Reiki
Pelo toque suave das mãos os pacientes recebem energia para harmonizar o corpo físico, psíquico e espiritual.
Terapia Neural
É uma técnica que nasceu na Rússia e já é bastante praticada na Alemanha, França, Áustria, Suíssa, Espanha, Cuba, Colômbia e Argentina. No Brasil ainda é pouco conhecida pois chegou recentemente e ainda está se difundindo.
O tratamento começa com uma consulta, denominada, história de vida do paciente, buscando traumas físicos como cicatrizes de cirurgias e acidentes, como também traumas emocionais. Para a terapia neural, esses traumas registrados no corpo transformam-se em campos interferentes, que são áreas de bloqueio energético, e isso faz com que o organismo se desequilibre, causando o aparecimento de sintomas físicos e/ou emocionais que podem se apresentar de várias formas: dor, paralisias, limitação de alguns movimentos, insônia, alterações hormonais e de comportamento, etc.
Ao identificar onde se encontram os campos interferentes, são aplicadas injeções de anestésicos locais como Procaína bem diluída nessas áreas, com a finalidade de “apagar” a memória irritativa que existia no local.
Assim, a energia volta a fluir, a capacidade de auto-cura é restabelecida e aquela área que estava com problema volta a funcionar.
O mais interessante é que a injeção não é feita necessariamente no local do sintoma em questão. Quase todas as vezes temos sucesso ao tratar aquela cicatriz antiga ou uma área correspondente a um trauma emocional antigo.
É muito comum aparecerem pacientes que já passaram por todos os tipos de exames e não conseguirem encontrar um diagnóstico e nem um tratamento eficaz. Como a abordagem da terapia neural é diferente, acabamos resolvendo muitos problemas mesmo sem chegar a um diagnóstico definitivo pela visão da medicina ocidental.
Veja exemplos no blog: Chilli e Dara.